A má alimentação lidera o ranking dos fatores de risco relacionados ao surgimento diversas doenças no mundo inteiro, sendo o fator que mais contribui para mortalidade e o segundo que mais contribui para os anos de vida perdidos, de acordo com o guia alimentar para a população brasileira. A melhoria nas condições de alimentação da população poderia prevenir uma em cinco mortes do mundo.
Mediante a preocupação de uma boa alimentação, o Ministério da Saúde criou 10 passos para uma alimentação adequada e saudável. Os alimentos In natura ou minimamente processados de origem vegetal, aparecem em 1° lugar como base de uma alimentação saudável.
Os alimentos de origem vegetal aparecem como base, porque costumam ser boas fontes de fibras e de vários nutrientes e geralmente têm menos calorias.
Vocês sabiam que os vegetais congelados se encaixam em primeiro lugar desta lista por serem minimamente processados?
Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (2017-2018), o padrão de consumo diário dos brasileiros são produtos in natura e minimamente processados, principalmente feijão e arroz, seguidos de carne. Frutas e vegetais não são tão incluídos no dia a dia, podendo ser por vários aspectos, como: falta de tempo para organização, renda, falta de habilidade no preparo, sobrecarga de tarefas, entre outros.
Diante dessas informações, a inclusão de vegetais congelados no dia-a-dia auxilia muito na qualidade de suas refeições e consequentemente obtenção de uma alimentação saudável.
Mas como vegetais congelados auxiliam?
No tempo: já são selecionados, higienizados e muitas vezes cortados, facilitando assim o preparo com rapidez.
Não requer habilidade na cozinha: por ser muito prático, o modo de preparo é simples, necessitando apenas de água para cozimento e tempero a gosto.
Econômico: seu valor de venda não oscila de acordo com a safra e por serem selecionados e congelados, não ocorre perca do produto.
E, além de tudo isso, ainda são nutritivos, seguros e podem ser incluídos em diversas receitas, marmitas, lanches, principais refeições, entre outros.
Viu como é simples tem uma vida mais saudável? Que tal começar agora?