A maioria das pessoas se lembra do nutricionista no momento em que percebe a necessidade de reduzir alguns quilos, certo? Pois bem, nutricionistas são profissionais da área da saúde que vão muito além do “emagrecionismo” e vamos contar um pouco sobre isso agora.
No dia 31 de agosto é comemorado o dia do nutricionista. Mas porque justamente este dia? Se você pensou que a data está associada a regulamentação da profissão nutricionista no Brasil, enganou-se: a lei que regularizou a profissão do nutricionista (Lei nº 5.276), foi publicada em 24 de abril de 1967. E apenas em 24 de outubro de 1939, foi criado o primeiro curso de Nutrição do Brasil, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
O dia 31 de agosto foi a data escolhida para homenagear a profissão, pois esta é a data em que foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas, cujo objetivo era a de melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição, no Rio de Janeiro, no ano de 1949, agora, atual ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição).
Inicialmente presente em hospitais e serviços de alimentação a profissão foi se expandindo com o passar dos anos. Hoje podemos encontrar nutricionistas em escolas, docência, indústria de alimentos, marketing, esportes, núcleos de assistência à saúde da família… e muitas outras áreas!
Embora existam (e ainda existirá!) uma variedade de áreas para atuar, o nutricionista está apto e tem como principal objetivo o bem estar e saúde do outro. Caso tenha alguma dúvida com relação a alimentação ou demais assuntos específicos que um nutricionista possa ajudá-lo, não hesite em procurá-lo.