Com a falta de tempo que temos atualmente, buscamos opções práticas e saudáveis para nosso dia a dia, principalmente na cozinha, não é mesmo? Cada vez mais queremos gastar menos tempo no fogão ou indo até o supermercado toda semana. Uma boa alternativa para reduzir estas idas e ainda garantir uma alimentação saudável é congelar legumes.
Esta técnica se popularizou e muitas pessoas estão aderindo pela praticidade e também por reduzir o desperdício de alimentos. Afinal, o frio pode conservá-los por muito mais tempo e é um conservante 100% natural. A questão é saber se estes alimentos mantêm as características de um legume recém-colhido, certo? Essa e outras dúvidas você vai saber AGORA!
Saiba agora sobre e como fazer para congelar legumes:
-
Quanto mais fresco, melhor a qualidade.
Para manter uma textura crocante, o ponto de maturidade de cada legume é essencial . Explico: isso significa que há um momento certo para cada legume ser colhido e logo depois, ser higienizado e rapidamente, congelado. Cores bem vivas e atraentes refletem este bom momento de maturidade, o que garante sua qualidade (vitaminas, fibras etc.). O problema é que, geralmente, até este legume chegar ao seu prato, já está “velho”, com cores mais opacas ou escurecidas e de nada vai adiantar congelá-lo: ele já perdeu a sua qualidade. O ideal é congelar legumes colhidos em até 24h para conservar ao máximo seus valores nutricionais e vitaminas. Após a colheita, a cada hora que passa, os legumes perdem gradativamente, seus valores nutricionais e, principalmente, suas vitaminas.
-
O pré preparo ajuda na praticidade
Após garantir o seu frescor, é essencial caprichar na higienização antes de congelar legumes. Faça uma boa lavagem, descarte as partes não comestíveis (e danificadas) e corte-os, se possível de maneira homogênea, para facilitar o congelamento e sua utilização depois de descongelados. Os legumes congelados na indústria poupam mais tempo: já estão lavados, selecionados, higienizados, cortados e prontinhos para consumo. Você ganha tempo e economiza, afinal, não terá desperdício. 😉
Entenda mais sobre como higienizar os legumes acessando este post: Higienização de legumes e verduras in natura: o que é e como fazer
-
Congelamento rápido garante a textura
Para garantir aquela “crocância” que adoramos nos legumes, é fundamental ter um congelamento rápido. Quanto mais lento ele for, mais “mole” será a sua textura. Isso se deve a densidade do gelo ser maior que da água, o que rompe as fibras e danifica as células pela formação de gelo. Na indústria, congelar legumes é muito rápido (entre 2 a 5 minutos) a temperatura de – 40°C, sem formação de gelo. Já em casa, o congelamento pode levar até 12 horas com temperatura entre – 8 a – 12°C em seu freezer doméstico.
-
Congelar legumes = desperdício zero.
Muitas pessoas optam por congelar legumes para “salvá-los do lixo”, evitando o descarte e a perda no bolso. Porém, além dele já ter ultrapassado o bom momento de congelamento, sempre há algum tipo de descarte na higienização deste legume. Uma dica: o legume congelado na indústria pode ficar no freezer por mais de dois anos e como já vem cortado e higienizado, são 100% aproveitáveis, sem perdas!
-
O branqueamento protege os alimentos
Para proteger os alimentos da deterioração, indicamos o branqueamento, antes de se congelar legumes. Ele consiste num processo térmico usado para conservação pela inativação de enzimas. Inicia-se pela imersão dos legumes em água fervente por cerca de 10 – 20 segundos. Na sequência, passe-os na água fria e depois, seque-os com auxilio de uma peneira. Transfira-os para uma embalagem adequada (tipo saco plástico próprio para freezer), retire o ar, feche bem e coloque em seu freezer.
Não se esqueça de indicar o nome do legume e a data do congelamento. Assim, você garante uma boa qualidade, mantêm as cores vivas e os nutrientes após o descongelamento, como se tivesse sido recém-colhido.
Dica do Blog!
Quais os legumes congelados em fábrica que indicamos?
Nós testamos e aprovamos os legumes congelados da D’aucy! Com mais de 50 anos de experiência, é uma marca francesa especialista no segmento e possui mais de 30 produtos nos supermercados nacionais. Brócolis, ervilha, misturas deliciosas de legumes variados (Japonesa, Tailandesa entre outras) e até alho e cebola congelados já encontramos!
Os legumes congelados D’aucy atendem todas as características que citamos neste post: são 100% naturais (sem aditivos), já vêm lavados, cortados e higienizados, prontos para o consumo! Da colheita até estar embalado, se levam menos de 4 horas, o que garante as suas qualidades nutricionais com certificação internacional (BRC e IFS). Além disso, duram até mais dois anos no seu freezer! Ficou curiosa? Conheça mais: www.daucy.com.br
Como vimos, é muito bom congelar legumes! Assim que chegar da feira, capriche na higienização e congele-os o mais rápido possível! Pode ser um pouco trabalhoso, afinal, você deve cortá-los, descartar as partes não comestíveis etc. Mas caso prefira, os legumes congelados prontos facilitam e MUITO esse processo. E ainda podem ter um custo benefício melhor, já que os legumes comuns sofrem com oscilações de preços em função da época de colheita, e os legumes congelados d’aucy, não. O resultado? Economia no bolso para uma vida mais prática e saudável!
Agora que você já sabe tudo sobre congelar legumes, indicamos uma leitura ainda mais completa sobre legumes congelados neste post.
Um pensamento em “É bom congelar legumes? Veja como fazer.”